Perguntas Frequentes

Quais documentos são necessários para a internação dos pacientes?
Quais objetos que os pacientes podem trazer?
Os acompanhantes dos pacientes podem trazer alimentos aos pacientes?
O paciente pode trazer Medicamentos?
Como obter informações sobre o estado de saúde de pacientes?
Quais os horários de visitas?

Preciso tomar algum cuidado especial quando estiver no Hospital?

Como o Hospital irá avisar a data da alta hospitalar?
Preciso pagar pelos atendimentos no Hospital?
Posso filmar ou fotografar?
Como fazer para elogiar, sugerir ou reclamar?

É importante que você saiba:

Consentimento informado: 

O que é?

É um documento assinado pelo paciente ou responsável antes da internação, com o consentimento do paciente ou seu responsável para o procedimento que será realizado. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.

Situação de urgência:

No caso de situação de urgência, em que existe impossibilidade de o paciente consentir sobre o procedimento é imprescindível que um familiar/responsável seja localizado para sua obtenção. Não havendo sucesso nesse contato, e havendo a restrição de tempo para a tomada da decisão, o médico executor deverá registrar essa condição no prontuário do paciente no impresso de consentimento institucional.

Transferência para outro hospital:

Este procedimento acontecerá sempre que o Hospital não atender à especialidade indicada ou não dispuser de tratamento proposto pelos nossos profissionais. O Hospital responsabiliza-se em entrar em contato com o hospital de destino para verificar a possibilidade de receber o paciente. O Hospital informará a transferência aos familiares, entregando ao responsável pelo paciente a via original do resumo de alta, com especificação de transferência e exames.

Política de silêncio:

Para que haja pronta recuperação e pensando no bem-estar do paciente solicitamos a você, a seu acompanhante e às suas visitas que respeitem as orientações de silêncio dentro dos quartos e nos corredores das unidades e também o número de visitas. Pedimos gentileza de que a utilização de celulares não seja feita nos corredores e que mantenha um tom de voz mais baixo que o usual para não incomodar outros pacientes.

 

Conservação do Patrimônio Público:

O Hospital Geral “Professor Doutor Waldemar de Carvalho Pinto Filho” é um hospital público. Sendo patrimônio público cabe a todos zelar por ele, preservando-o e defendedo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.