Perguntas Frequentes

Para facilitar e efetivar a internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:

– Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável;

– Cartão S.U.S. (se possuir);

– Cartão do Hospital;

– Comprovante de endereço.

– O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal, que deverão ser entregues no horário da visita;

– Aparelhos eletrônicos precisam de autorização específica da equipe de assistência e portaria e só poderão ser ligados nas tomadas localizadas nas paredes do quarto. Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito nem para equipamentos carregadores de celulares;

– Lembre-se: você está em um hospital, os aparelhos de som e TV devem ser ligados em um volume que não incomode outros pacientes.

A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.

As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.

Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita, assim como trazer alimentos de fora do hospital.

Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.

IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.

No ato da internação do paciente o acompanhante receberá dois cartões contendo as informações sobre o horário das visitas, que deve ser respeitado. Após o término do horário não será permitida a presença de visitantes nos quartos.

Horário de visitas:

PRONTO-SOCORRO:

– Observação: Entre 10h00 às 10h30m e 18h00 às 18h30m, duas pessoas por horário, sendo uma pessoa por vez.

– Emergência, Trauma e Semi-Intensiva: Entre 12h00 às 12h30m, 16h00 às 16h30m e 20h30m às 21h00, duas pessoas por horário, sendo uma por vez.

UTI ADULTO:

Entre 12h00 às 12h30m, 16h00 às 16h30m e 20h30m às 21h00, duas pessoas por horário, sendo uma por vez.

UTI NEONATAL:

Acompanhante do bebê, mãe ou pai (prioridade para mãe que amamenta), horário preferencial 8h00 às 18h00, podendo permanecer 24h.

Visita dos avós: 16h00 às 16h30m, sendo autorizado duas pessoas, entrando uma por vez.

UTI PEDIÁTRICA:

1 acompanhante 24h;

Visita: 11h00 às 11h30m, das 15h30m às 16h00m, sendo autorizado duas pessoas, entrando uma pessoa por vez.

Exceção para pai que trabalha: 20 às 20:30.

CENTRO CIRÚRGICO: Boletim Médico às 10h00.

CENTRO OBSTÉTRICO: Entre 10h30m às 11h00 e 15h30m às 16h00.

MATERNIDADE: Entre 10h00 às 22h00, sendo quatro pessoas por dia, uma pessoa por vez.   ENFERMARIAS: (Clínica Cirúrgica, Clínica Médica e Pediatria) Entre 09h00 às 20h00, sendo uma pessoa por vez durante o período.

É permitida a visita de maiores de 12 anos, desde que comprovem a idade por intermédio de documento de identidade.

Informações médicas sobre pacientes internados serão fornecidas no horário da visita, na própria unidade.

Não haverá troca de acompanhante durante o horário de visitas; a troca deverá ser feita antes ou depois do horário de visitas.

Não será permitida a entrada de visitantes fora dos horários estabelecidos pela direção do Hospital.

IMPORTANTE: O HORÁRIO DE VISITA PODERÁ SER ALTERADO, DE ACORDO COM A NECESSIDADE DA UNIDADE. 

A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.

Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.

 

O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação.

Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.

E proibida a filmagem e/ou fotografia DE PACIENTE em ambiente hospitalar, tanto por profissional medico, para medico ou qualquer outra pessoa sem autorização expressa do paciente e/ou responsável .

E proibido filmar e/ou fotografar as dependencias do hospital.

Se tiver duvidas , entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.).

O Hospital , coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.) um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.

O atendimento do S.A.U. é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à sexta-feira das 7 às 19 horas, sábado e domingo das 7 às 13 horas. Finais de semana, caso necessário, o atendimento será realizado pelo Plantonista Administrativo ou Serviço Social.

Formas de Contato:

– Caixas de Sugestões, localizadas nas recepções e nos corredores das enfermarias;

– Pessoalmente, na sala do S.A.U. (próximo à recepção principal do hospital);

– Email: sau@hgg.spdm.org.br;

– Telefone: (11) 3466-1478.