HOSPITAL

O Hospital Geral “Professor Doutor Waldemar de Carvalho Pinto Filho” destaca-se pelo atendimento de média e alta complexidade e leva o que há de mais avançado em conhecimento médico até a comunidade, buscando uma saúde pública digna, com qualidade e compromisso social.

Referência em ortopedia e gestação de alto risco. O Hospital Geral “Professor Doutor Waldemar de Carvalho Pinto Filho integra a Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer.

O Hospital Geral “Professor Doutor Waldemar de Carvalho Pinto Filho”conta com leitos clínicos, cirúrgicos, pediátricos, centro cirúrgico, maternidade, serviço de oncologia (consulta ambulatorial, quimioterapia e radioterapia), pronto-socorro e ambulatório de especialidades.

O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional qualificada, que atua com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento a nossos pacientes, prestando serviços com humanização.

Humanização

Desde o início da gestão SPDM, o Hospital Geral “Professor Doutor Waldemar de Carvalho Pinto Filho busca o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas.

A implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS pelo Ministério da Saúde em 2003, veio complementar e certificar as ações já realizadas pelo Hospital Geral “Professor Doutor Waldemar de Carvalho Pinto Filho” na valorização das pessoas, na promoção à saúde e na busca constante pela qualidade na assistência.

Segundo a definição, “Humanizar é promover o bem comum, que não se resolve em práticas isoladas, mas, sim, em ações conjuntas que contemplem a técnica, a profissionalização, a capacitação, em intervenções estruturais, que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente” e este tem sido o nosso objetivo, o de proporcionar uma assistência à saúde segura, resolutiva e eficaz, através de um ambiente acolhedor.

Das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) Humaniza – SUS do Ministério da Saúde, o Hospital desenvolve os seguintes projetos:  

Implantada desde o início da gestão SPDM no Pronto Socorro,  através de um planejamento cuidadoso onde foi considerado o estudo de demanda, além da sensibilização dos colaboradores com reuniões de exposição e discussão da cartilha da PNH, elaboração de protocolos e fluxos, além de treinamento oferecido aos profissionais da instituição das diferentes especialidades.

Para a classificação do risco foi adotado o sistema de cores, com a seguinte classificação:

Destinada ao recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências clínicas e traumáticas. Após a estabilização, os pacientes são encaminhados para outras áreas para a sua recuperação.

Destinada a pacientes críticos e semi-críticos já com terapêutica de estabilização iniciada.

 

Destinada a pacientes não críticos, em observação ou internados aguardando vagas nas unidades de internação ou remoções para outros hospitais de retaguarda.

Destinada a pacientes com atendimento de consultas de baixa e média complexidade.

 

Uma das diretrizes do Hospital Geral “Professor Doutor Waldemar de Carvalho Pinto Filho é a valorização da ambiência, com a organização de espaços saudáveis e acolhedores aos seus pacientes e acompanhantes e colaboradores.

O Prontuário Transdisciplinar é uma das diretrizes operacionais do PNH proposta em 2004; estimula e fortalece o trabalho em equipe e o diálogo entre os profissionais, favorecendo troca de conhecimentos, inclusive com os doentes e familiares. Contribui também para a produção de vínculos e para o fortalecimento do sentido de grupo (fomento da grupalidade), que visa a sustentar as construções que foram elaboradas coletivamente, além de estimular o empenho no trabalho (fomento do protagonismo). Desde sua inauguração o Hospital Geral “Professor Doutor Waldemar de Carvalho Pinto Filho” tem instituído a ficha de evolução multiprofissional, incentivando todos os profissionais responsáveis pela assistência a registrarem os atendimentos e decisões no prontuário.

O Hospital dispõe de espaço ecumênico no piso térreo para utilização dos pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Serviço Social

O Serviço Social poderá atendê-lo e à sua família durante sua internação e/ou tratamento ambulatorial, apoiando-o e orientando-o nos assuntos relacionados a:

– Deveres e direitos legais dos pacientes;

– Termo de Curatela para aqueles pacientes que estejam temporária ou definitivamente incapacitados para o exercício da vida social;

– Previdência Social, nos casos de Acidente de Trabalho;

– Auxílio Doença e Aposentadorias;

– Isenção de tarifa de transporte urbano municipal para garantir a locomoção para o tratamento, entre outros.