Tecnologia e Aprimoramento

Tecnologia

A fim de criar um ambiente moderno e seguro para melhor atender aos seus clientes, o Hospital Geral de Guarulhos tem investido na incorporação de tecnologias em seus processos, principalmente na Telemedicina e Sistemas Informatizados. 

Nestes seguimentos podem ser destacados:

O sistema de informação hospitalar, possui módulos totalmente integrados que disponibilizam recursos e procedimentos para um gerenciamento eficiente das informações e um alto desempenho nas atividades, tanto operacionais quanto a estratégicas, além de garantir total segurança de dados e acessos.

O Hospital Possui prontuário eletrônico completo no Recurso Unidade de Terapia Intensiva(UTI), como evolução médica, prescrição eletrônica, pedido de exames, nos outros recursos, temos apenas prescrição eletrônica e pedido de exame.

Destaca-se a transmissão de Áudio e Vídeo para eventos e treinamentos ao vivo para todas as Instituições Afiliadas, difundido conhecimento e maximizando nossos recursos.

Nosso laboratório possui diversos aparelhos que são interfaciados com o sistema AR que está totalmente integragado com o nosso ERP(Next).

Aprimoramento

Educação Continuada do Hospital Geral de Guarulhos

A fim de desenvolver e reter o capital intelectual de enfermagem e assegurar o Modelo Assistencial de Enfermagem preconizado nas Unidades da SPDM Afiliadas, que prima sobretudo pela segurança do paciente, a Educação Continuada tem adotado metodologias ativas de ensino e iniciativas que promovam a atualização científica e motivação dos colaboradores para transformação da prática.

Dentre as quais destacam-se:

Capacitações e desenvolvimento de pessoal: Para implantação e desenvolvimento de novos protocolos, rotinas, e pessoas, utilizam-se de técnicas de ensino que abrangem o processo assistencial seguro e garantem a interação da equipe para que sintam parte das mudanças, compreendendo-se como os ativadores do processo e essenciais para uma assistência de qualidade.

Dentre elas estão:

  • A simulação realística;
  • Utilização de dinâmica, principalmente para o desenvolvimento de competências gerenciais;
  • Prática do lúdico para o aprendizado, através de peças teatrais que caracterizam e evidenciam o conteúdo proposto para o treinamento;
  • Gravação de vídeos curta metragem com a participação de colaboradores como atores do vídeos;
  • Desenvolvimento de concurso de cartazes, onde ocorre exposição destes cartazes com as melhores ideias a serem implementadas para a segurança do paciente nas Unidade de trabalho.
  • Criação de material didático para o processo de ensino aprendizagem.
  • Discussão de Cases;
  • Discussão de Artigos Científicos.

 

Para a contratação do candidato que corresponda ao requisitos exigidos na vaga realiza-se inicialmente uma pré-seleção curricular, após, uma prova de conhecimentos gerais ou específicos de acordo com a vaga a ser ocupada, e posteriormente uma entrevista. A entrevista é realizada com o Supervisão de Educação Continuada e Coordenação de Enfermagem a depender do profissional entrevistado, esta fase é caracterizada por entrevista por competência, levantamento do perfil psicológico e subsequente a esta, realiza-se dinâmica de grupo. Para os aprovados, junto ao departamento de Recursos Humanos e as áreas envolvidas ao processos assistencial direto ( Farmácia, SCIH, Nutrição, Laboratório, Fisioterapia, dentre outras) , é realizado uma acolhedora semana de Integração aos novos colaboradores, um momento único para dividir experiências, equalizar informações técnicas e apresentar o Modelo Assistencial de Enfermagem proposto pela SPDM Afiliadas.