Imagem

Ultrassonografia

O que é a ultrassonografia?

Pela ultrassonografia, poderá ser realizada uma variedade de diagnóstico por imagem, onde ondas acústicas são utilizadas para rastrear as estruturas do corpo humano, permitindo a visualização de órgãos profundamente localizados no abdome – como os rins, o fígado e o pâncreas -, bem como estruturas de localização superficial, como a glândula tireoide, as articulações, os olhos, a pele, etc.

Como é feito?

Um gel será aplicado na região a ser visualizada, e em seguida, o médico irá passar um aparelho – transdutor em toda a região.

Raio-X

O que são os raios x? Os raios x são radiações que, ao atravessarem os órgãos e tecidos, geram imagens do interior do corpo humano.

As gestantes podem realizar tomografia e raios x? Os exames de tomografia e raios X utilizam radiação ionizante, por isso, apresentam restrições para gestantes. No caso de gravidez ou suspeita de gravidez, o médico deverá ser informado desse fato.

Biópsia

O que é a Biópsia Hepática? 

Biópsia de fígado ou biópsia hepática é um procedimento por meio do qual se retira um pequeno fragmento de tecido hepático, que será examinado sob microscópio de forma a identificar as causas ou analisar o estágio de evolução de uma doença hepática.

Ecocardiograma

Ecocardiograma:

O que é? É um método auxiliar de diagnóstico utilizado no estudo do coração, com o intuito de detectar as anomalias morfológicas e funcionais de suas estruturas – câmaras cardíacas (aurículas e ventrículos), válvulas e grandes vasos sanguíneos (artéria pulmonar e aorta), permitindo também medir o fluxo de sangue nas válvulas e nos grandes vasos do coração. Trata-se de um ultrassom do coração, permitindo, assim, a geração de imagens.

Como é feito o exame? No ecocardiograma, o médico manipula o transdutor na parede torácica do paciente, procurando direcionar os feixes de ultrassom para a região do coração que deseja estudar.

Tomografia

O que é a tomografia?

A tomografia é realizada por um aparelho de raios X que gira em torno do paciente, fazendo radiografias transversais da área desejada. Através dela, é possível detectar pequenas alterações em áreas difíceis de serem examinadas.

Como é feito o exame?

As imagens da tomografia são feitas por técnicos e médicos radiologistas, com a colaboração de enfermeiros e técnicos de enfermagem. O paciente deita-se em uma mesa móvel que se desloca para um arco aberto, que emitirá as imagens para um computador.

Ressonância

É um exame para obter imagens de alta definição dos órgãos do corpo. O campo magnético é utilizado para compor as fotos da região solicitada. Por exemplo: sistema nervoso central, do coração, das regiões pélvica, abdominal, vascular e musculoesquelético.

Como é feito o exame?

O paciente é posicionado no equipamento (mesa), que é deslizada até o interior do equipamento, que é composto por uma espécie de imã, que através da radiofrequência permite obtenção das imagens.

Durante a realização do exame o paciente fica com a campainha para interromper o exame quando achar necessário. O paciente é acompanhando pelo médico e pelo assistente que realiza o exame através da sala de comandos.

O exame não causa dor, nem desconforto, há possibilidade de sedação, com indicação médica, para os pacientes claustrofóbicos.

Para ressaltar as possíveis alterações, em alguns casos é utilizado o contraste não iodado, injetado através da veia.

Mamografia

O que é mamografia? A mamografia é a radiografia das mamas, sendo o principal método de imagem para o rastreamento do câncer de mama. Como é feita a mamografia?

1mamografia

Mamografia é uma imagem radiográfica da mama, produzida através de um aparelho de raios-X conhecido como mamógrafo.

 

 

2mamografia

 

É necessário tirar a roupa da cintura para cima; por isso, a indicação de não ir de vestido ao exame nem com blusas difíceis de tirar.

 

 

3mamografiaNormalmente, o médico faz duas ou mais radiografias de cada mama, que é comprimida no aparelho, para que fique com uma espessura mais uniforme.

 

 

4mamografia

 

Posicionar-se corretamente durante a mamografia pode aumentar a probabilidade de identificar tumores de mama invasivos.

 

 

5mamografia

 

Os raios-X podem detectar alterações na mama, como nódulos, cistos e microcalcificação.

 

 

6 mamografia

Como a mama é comprimida pelo mamógrafo, não é recomendado fazer o exame no período menstrual, quando a mulher fica mais sensível à dor.

 

 

7mamografia

Uma indicação é que a paciente não use desodorante, perfume ou talco no dia da mamografia, que podem deixar resíduos que interferirão nos resultados.

 

 

8mamografia

A mama é posicionada vertical e horizontalmente no aparelho.

 

 

 

 

Termo de Consentimento

 O termo de consentimento que lhe é entregue antes de ser realizado o exame, deverá ser lido com atenção, assinado e devolvido para o exame ser realizado. 

O Hospital Geral “Professor Doutor Waldemar de Carvalho Pinto Filho” é um hospital público. Sendo patrimônio público, cumpre a todos zelar, preservar e defender. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar dano ao patrimônio.

É proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO.