UTI

UTI

O que é UTI? 

A Unidade de Terapia Intensiva é um local do hospital destinado a atender pacientes em estado crítico e que merecem atenção e cuidados especiais, por parte dos médicos, enfermagem e demais profissionais, como fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogo, entre outros.

Ter o familiar ou amigo internado na UTI, sempre causa grande ansiedade, medo e insegurança.

Mas, a “UTI” é uma unidade muito importante para o tratamento do paciente, então, coragem, prepare-se para visitar seu familiar ou amigo e transmitir-lhe, o que somente familiares e/ou amigos podem oferecer, aquilo que está a seu alcance nesse momento: a presença, o sorriso, um olhar carinhoso e esperançoso. Enfim, algo que só você poderá compartilhar com a pessoa amada e que, nesse momento, necessita de cuidados intensivos hospitalares.

Muitas vezes, seu ente querido não poderá responder às suas palavras ou gestos, pois poderá estar inconsciente ou sob efeito de medicações, mas seguramente sentirá sua presença. É importante que você entenda que ele poderá estar usando vários equipamentos e dispositivos para mantê-lo vivo: respiração artificial, sondas para alimentação, medicamentos, cateteres, entre outros. Todos eles são de vital importância naquele momento e não poderão ser retirados.

UTI ADULTO:

Visita: Entre 12h00 às 12h30m, 16h00 às 16h30m e 20h30m às 21h00, duas pessoas por horário, sendo uma por vez.

UTI NEONATAL:

Acompanhante do bebê, mãe ou pai (prioridade para mãe que amamenta), horário preferencial 8h00 às 18h00, podendo permanecer 24h.

Visita dos avós: 16h00 às 16h30m, sendo autorizado duas pessoas, entrando uma por vez.

UTI PEDIÁTRICA:

1 acompanhante 24h.

Visita: 11h00 às 11h30m, das 15h30m às 16h00m, sendo autorizado duas pessoas, entrando uma pessoa por vez.

Exceção para pai que trabalha: 20 às 20:30.

Importante: Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.